Canoada 2019 vem aí!

Você já pode se pré inscrever para a Canoada Xingu 2019, que vai acontecer entre os dias 3 e 9 de setembro. Os remos são limitados! Acesse AQUI.



A Canoada é uma atividade que fortalece a rede de apoio às populações da Volta Grande.

A Canoada Xingu, uma ação realizada pela Associação Indígena Yudja Miratu da Volta Grande do Xingu (Aymix) e pelo ISA desde o ano de 2014. Nesta quinta edição, também conta com o apoio da Escola Schumacher Brasil.

A Canoada busca desde seu início chamar a atenção para os problemas que os povos e comunidades da região enfrentam com a instalação da usina e procurar aliados dos povos do Xingu na luta por seus direitos e seus território. Depois de quatro versões consecutivas, durante 2014, 2015, 2016 e 2017, entre os meses de agosto e setembro, a Canoada Xingu demonstrou ser também um importante momento de monitoramento e registro das transformações socioambientais que a Volta Grande do Xingu vem sofrendo desde o início da instalação da UHE Belo Monte.

A Canoada Xingu consolidou-se como uma atividade que dá visibilidade à Volta Grande e suas populações; que ajuda a construir parcerias entre os os povos indígenas, ribeirinhos e apoiadores de todo tipo, ao mesmo tempo que garante um registro periódico das transformações provocadas pela usina de Belo Monte.

Canoada em números

Em quatro edições, a Canoada já fez história. Alguns números:

220 participantes;

280 Indígenas e ribeirinhos  diretamente envolvidos na organização;

110 Km navegados em cada edição.





Voltar para o topo